Hoje Comemoramos o Dia da Bíblia

Por Pr. Lusitano Couto

“Examinai as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam”. (João 5:39)

Graça e paz, amados irmãos!

Com muita alegria em nossos corações, estamos comemorando hoje o Dia da Bíblia. Esta data é mais que especial para nós, pois temos muito que agradecer a Deus pela liberdade religiosa que desfrutamos em nosso País, onde não se proíbe a leitura da Bíblia e nem a realização de cultos públicos, coisa que não acontece em vários países do mundo.

Esta data surgiu em 1549, na Grã-Bretanha, quando o Bispo Cranmer incluiu no livro de orações do Rei Eduardo VI um dia especial para que a população intercedesse em favor da leitura do Livro Sagrado. A data escolhida foi o segundo domingo do Advento – celebrado nos quatro domingos que antecedem o Natal. Foi assim que o segundo domingo de dezembro tornou-se o Dia da Bíblia.

No Brasil, o Dia da Bíblia passou a ser celebrado em 1850, com a chegada, da Europa e dos Estados Unidos, dos primeiros missionários evangélicos que aqui vieram semear a Palavra de Deus. Durante o período do Império, a liberdade religiosa aos cultos protestantes era muito restrita, o que impedia que se manifestassem publicamente. Por volta de 1880, esta situação foi se modificando e o movimento evangélico, juntamente com o Dia da Bíblia, se popularizou.

Pouco a pouco, as diversas denominações evangélicas institucionalizaram a tradição do Dia da Bíblia, que ganhou ainda mais força com a fundação da Sociedade Bíblica do Brasil, em junho de 1948. Em dezembro desse mesmo ano, houve uma das primeiras manifestações públicas do Dia da Bíblia, em São Paulo, no Monumento do Ipiranga.

Hoje, o dia dedicado às Escrituras Sagradas é comemorado em cerca de 60 países, sendo que, em alguns, a data é celebrada no segundo domingo de setembro, numa referência ao trabalho do tradutor Jerônimo, na Vulgata, conhecida tradução da Bíblia para o latim.

As comemorações do segundo domingo de dezembro mobilizam, todos os anos, milhões de cristãos em todo o País Há mais de 150 anos, o Dia da Bíblia, é celebrado com o objetivo de difundir e estimular a leitura da Palavra de Deus. A fundação da Sociedade Bíblica do Brasil, em 1948, contribuiu para que esta data fosse se popularizando cada vez mais. E, graças a esse trabalho, o Dia da Bíblia, passou a ser comemorado não só no segundo domingo de dezembro, mas também ao longo de toda a semana que antecede esta data.

Meu desejo neste dia é que cada um de nós se comprometa ainda mais com a leitura da Bíblia, e a tenha não apenas como livro de cabeceira, mas como livro que traduz a vontade de Deus para sua vida. Le-la faz-nos alimentar do manancial do céu, pois é através da Bíblia que Deus fala conosco.

Louvamos ao Senhor pela sua fidelidade em nos abençoar com a Sua santa e pura palavra. Vamos aproveitar ao máximo esse Livro bendito, que é verdadeiro e que nunca falha em nenhuma de suas promessas.

Ao Senhor, toda honra, glória, louvor e adoração!


(Com algumas informações extraídas da internet)

Author: adm0152

Compartilhe!