Histórico da Escola Bíblica de Férias

A Escola Bíblica de Férias (EBF) surgiu para atender as crianças necessitadas que no período de férias escolares ficam abandonadas pelos pais a mercê do aprendizado nocivo e pecaminoso das ruas.

Em julho de 1898, a irmã Elisa Hawes, preocupada com as crianças que andavam pelas ruas de sua vizinhança, em Nova Iorque (EUA), resolveu fazer algo por aqueles pequeninos, então criou uma escola bíblica diária.

O primeiro local para reunião era o pátio com um jardim onde a noite era uma cervejaria. A irmã Elisa Hawes pagava o aluguel deste local do seu próprio bolso. Naquele verão a escola diária como era chamada durou seis semanas.

No programa de atividades desta escola incluía:

  • Saudação à Bandeira Nacional;
  • Hinos;
  • Desenhos;
  • Memorização de Versículos;
  • Ginásticas;
  • Dinâmicas;
  • Trabalhos manuais (as meninas aprendiam corte e costura e culinária e os meninos, marcenaria).

Na realização desta primeira EBF houve cooperação da Igreja Batista de Epiphany da qual a irmã Elisa era membro. Neste ano foram alcançadas 57 crianças, nos anos seguintes 1899 e 1900 foi novamente realizada a EBF diária com grande sucesso.

Em 1901 o Dr. Robert Bouville, secretário executivo da Sociedade Batista de Missões Urbanas de Nova Iorque, começou a promover EBFs e deu tamanho apoio que em 1902 foram realizadas 10 EBFs.

Em 1903 realizaram 17 e em 1904 foram 34. O trabalho cresceu tanto que o Dr. Robert desligou-se da sociedade para promover EBFs no âmbito interdenominacional. 

Em 1911 foram realizadas 102 EBFs e formaram então a Associação das Escolas Bíblicas de Férias que fazia promoção e fornecia material e recursos.

Em 1917 tornou-se internacional, nisto reconhecemos a dedicação do Dr. Robert, ele amava Missões Infantil. Sendo considerado o fundador do movimento EBF.

A primeira EBF realizada no Brasil foi no Colégio Américo Batista de Vitória – ES. Na primeira quinzena de 1924 coordenada pelo Dr. Reno.

Hoje a EBF é um ministério desenvolvido em muitos países proporcionando uma oportunidade sem igual de evangelizar famílias inteiras, discipulando muitas crianças. Deus tem escolhido crianças em EBFs para usar com poder. Vamos fazer parte desta história!

Fonte: http://escolabiblicaferias.blogspot.com.br/2009/10/historico-da-escola-biblica-de-ferias.html

Rivane Barreto
Líder do DEPIN

Author: adm0152

Compartilhe!