Eles Fizeram Histórias Com Notáveis Históricos

Por Joel Pereira

É o título do meu próximo livro, a ser lançado no dia 16 de março próximo, uma segunda-feira, a partir das 19:30h. O auspicioso acontecimento será em nossa Igreja.

A obra é uma homenagem, “in memoriam”, à minha filha Ana Néri Araújo dos Santos Ramos, retratando a sua vida tão útil e preciosa. Igualmente, conta a história de valorosos irmãos que muito fizeram pela nossa Igreja.

Logo após haver lançado o meu livro anterior sobre a Primeira Igreja Batista do Rocha – Sua Vida, Sua História, incluindo O Rocha da Minha Infância, com enorme aceitação, floresceu em meu coração o anelo de editar um outro livro que pudesse complementar a importante caminhada histórica da Igreja, desta feita retratando um pouco da vida daqueles que se constituíram baluartes da obra edificada com tanto zelo e inegável amor.

E quem não se lembra daquela festa grandiosa e inesquecível, com a presença de mais de 400 pessoas, no dia 6 de dezembro de 2010? Muitas delas não crentes, mas com histórico no bairro; outras, que vieram de longe para desfrutar daqueles instantes tão significativos. A festa foi de enorme grandeza, tanto assim que mereceu dois destaques no Jornal O Globo. Em um deles, com uma reportagem, fazendo referência, inclusive, à nossa Igreja.

Nunca poderia imaginar, no entanto, que, pouco depois, menos de um ano, estaria mergulhando no abismo de uma tragédia, com a perda de minha filha tão querida – Ana Néri. Com isso, o novo livro imaginado passou a tomar uma feição diferente. Conclui que a história de sua vida, com a riquezas de tantos feitos, deveria igualmente ser perenizada, ao tempo em que me inclinei, de imediato, a dedicar a nova obra inteiramente como uma homenagem, “in memoriam”, à filha tão saudosa e querida.

Sobre o primeiro livro, gratificaram-me sobremaneira expressões de apreciação e carinho de muitos leitores de longe, que não puderam estar presentes na cerimônia de lançamento, mas que vieram a receber a obra. Guardo, com muito afeto, as missivas que esses leitores me enviaram.

Dentre as mensagens, destaco uma delas: veio de Belo Horizonte/MG, em 02-03-2011, de Jacimar Cruz de Souza. Seus pais estavam entre aqueles que fundaram a nossa Igreja. Jacimar era bem criança, na ocasião. Viveu intensamente com a família os primeiros anos da obra aqui no Rocha.

Menciono, a seguir, alguns trechos tocantes da carta de Jacimar, que muito me sensibilizaram: “Agradeço-lhe pela atenção em enviar-me seu livro, cujas passagens me levam, também, ao Rocha da minha infância. Confesso que não o li. Eu o digeri, madrugada adentro. Fiz um mergulho, uma imersão nele. Obrigada, de coração, pelo bem que o seu livro me fez!

“Fiquei muito impressionada com a riqueza de detalhes do livro e com o grau de fidedignidade dos relatos. Trata-se, a rigor, de uma obra histórica. (…) Mas, o que mais me impressionou mesmo no livro foram a fé e o amor dos primeiros crentes, retratados com tanta fidelidade. Com que determinação e ardor meus pais e seus contemporâneos caminhavam por trilhas e por lugares escuros. Às vezes, seguindo a linha do trem, ao som da Difusora Progresso que transmitia A Voz do Brasil”.

(. . .)

“Envio o meu abraço carinhoso a Eolina, minha querida professora da EBD (não sei se ela se lembra disso). Eu era adolescente e ela estava chegando de fora para a Igreja. Para todos nós, ela era a professora capacitada e inteligente que viera de longe”.

Concluindo, aguardo você no dia 16 de março próximo, em nossa Igreja, a partir das 19:30h, para o lançamento do livro tão esperado – ELES FIZERAM HISTÓRIAS COM NOTÁVEIS HISTÓRICOS, com prefácio da professora Mary Nelma Lopes Ramos Xavier.

Você não pode faltar!

Author: adm0152

Compartilhe!