Aliança Batista Mundial no Rio de Janeiro em 2020!

Por Mauro Santos

Caros leitores, quero aproveitar o presente texto para divulgar àqueles que ainda não sabiam e reforçar àqueles que já tinham conhecimento, da realização, no próximo ano, na cidade do Rio de Janeiro, de um evento de grande magnitude para a denominação batista, e que certamente terá elevada repercussão nacional e internacional: o 22° Congresso da Aliança Batista Mundial.

Conforme divulgado pelo site da Convenção Batista Brasileira – CBB, a chamada Cidade Maravilhosa “será a casa dos Batistas de todo o mundo entre os dias 22 e 26 de julho de 2020”. O tema escolhido para o grande encontro mundial será: “Juntos”.

Vale lembrar que esta será a segunda vez que o Brasil recebe um Congresso da Aliança Mundial. A reunião anterior – há sessenta anos – deu-se no ano de 1960 e teve também o Rio de Janeiro como sede. Naquela oportunidade, realizou-se o 10° Congresso, com reuniões no Estádio Jornalista Mário Filho – o Maracanã –, ficando marcado na história pelo grande público registrado, principalmente na última reunião, em função da presença do renomado pregador e homem de Deus Pastor Billy Graham, que foi o portador do recado de Deus na última reunião, estimando-se entre 160 e 200 mil presentes! Na oportunidade, o Pastor João Filson Soren foi eleito presidente da Aliança para o período de 1960 a 1965, tornando-se o primeiro brasileiro e latino-americano a ocupar o referido cargo.

Em texto publicado neste espaço, anteriormente, referimo-nos em detalhes sobre aquele histórico 10° Congresso, citando inclusive, nominalmente, a presença de irmãos membros de nossa PIB do Rocha.

Visando à conclusão dos detalhes de planejamento e organização do evento, em 2020, realizou-se uma reunião de trabalho, no final do mês de julho do corrente ano, envolvendo em uma só equipe representantes estrangeiros – presente a liderança da Aliança Batista Mundial, inclusive contando com seu presidente, Paul Msiza -, bem como representantes anfitriões brasileiros, a saber: pastores Luiz Roberto Silvado (atual vice-presidente da Aliança Batista Mundial); João Marcos, da Junta de Missões Mundiais; Fernando Brandão, da Junta de Missões Nacionais, e outros. A equipe “multinacional” supracitada, dentre outras decisões, definiu o Centro de Convenções Riocentro como local a sediar o evento.

“O Congresso da Aliança Batista Mundial é o maior encontro internacional de Batistas”, sendo promovido em intervalos de cinco anos, em sedes e países diferentes, desde o primeiro encontro, pmovido em 1905.

Segundo o que informa a CBB, participam da organização do Congresso: a nível mundial, a Aliança Batista Mundial (cujo vice-presidente atualmente é o pastor brasileiro Luiz Roberto Silvado); e no Brasil, a Convenção Batista Brasileira, a Convenção Batista Nacional e a Convenção das Igrejas Batistas Independentes.

Fonte:

www.convencaobatista.com.br/noticias

Author: adm0152

Compartilhe!